sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Antenas de Plasma permitem conexões ultra-velozes

Artigo do @Baixaki

Nova geração Wi-Fi poderá utilizar antenas de plasma para alcançar velocidades incríveis





Enquanto o sinal de Wi-Fi utilizado atualmente carrega – no máximo – 54 megabits por segundo (Mbps), ao substituir as antenas comuns pela tecnologia de plasma é possível obter o transporte de até sete gigabits por segundo (Gbps). Com isso, um programa de TV em full HD, por exemplo, poderia ser transmitido quase instantaneamente. Esta é a esperança do Wi-Gig, padrão de evolução do Wi-Fi.

A tecnologia das antenas de plasma já existe, porém ainda falta refinar o funcionamento das antenas. Os exemplares já produzidos utilizam tubos de descarga, como os que você vê abaixo, para a contenção do plasma, mas uma nova opção – conhecida como antena de plasma-silício, ou PSiAN ( “plasma-silicon antenna”) – está em desenvolvimento no Reino Unido.




Fonte da imagem: Wikimedia Commons



Com Diodos...





Ao contrário das antenas metálicas atuais, a PSiAN é na verdade um conjunto de milhares de diodos – componentes que permitem a passagem de eletricidade em uma única direção – em um chip de silício.

Sempre que carga é distribuída aos diodos, os elementos criam nuvens de elétrons. À medida que a densidade das nuvens aumenta, as aglomerações de elétrons assumem as propriedades de plasma e tornam-se capazes de refletir ondas de rádio de alta frequência.

Uma vez que cada diodo consegue criar sua própria nuvem de elétrons, é possível utilizar essa reflexão para direcionar e até mesmo dar forma às ondas de rádio, permitindo que o arranjo no chip de silício crie raios coesos com as ondas. Essa característica modeladora é a responsável pela utilização das antenas de plasma na tecnologia de transmissão de dados.



O Lado Negativo...



Infelizmente o Exército Americano já pensa em usar conceitos da tecnologia, para desenvolver o "Pain Ray" sob a desculpa de se criar uma arma não letal. Mas repare no nome: RAIO DE DOR. Quem gostaria de tomar um raio desse?!



Na verdade, se os raios atuarem com o princípio das microondas, o que irá acontecer com uma pessoa que tomar um raio desse é bem simples: Coloque uma pipoca no microondas por 2 horas. A pessoa ficará da mesma forma, em alguns segundos.

Saiba Mais:



Mas a tecnologia para as telecomunicações é muito interessante.

Se você quer conhecer mais, acesse:

Nova Geração de Antenas de Plasma

Eu com uma internet dessas, acho que morreria!!

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário