quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tecnologias que trazem qualidade de Vida : Cego volta a "enxergar"


"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas"
( Bíblia Sagrada )



Jesus há muito tempo atrás já conhecia onde o ser humano é capaz de chegar. Operar milagres como Ele ainda não somos capazes, mas estamos a beira de uma nova era: a era de “milagres” da medicina e da tecnologia. Religiões a parte, vemos em nosso cotidiano, notícias sobre pessoas que após diagnósticos certeiros de paralisia, andando. Pessoas que tidas como cegas irreversíveis, podendo voltar a enxergar luz. E uma infinidade de avanços, que considero a utilização mais nobre do conhecimento humano. O conhecimento para ajudar as pessoas.

Embora a maioria destas tecnologias ainda seja praticamente inacessível para pessoas de baixa e média renda, acredito que não levará muito tempo, para que os preços caiam. Acontece isso com televisores, celulares, computadores e tudo que conheço que envolva novas tecnologias.


Para quem pode pagar (ou tem $orte), como é o caso de Eric Selby (68) um engenheiro aposentado que recebeu um implante artificial chamado Argus 2, feito pela empresa norte-americana Second Sigh e inserido cirurgicamente em seu olho direito.

“O sistema funciona com uma câmera de vídeo minúscula e um transmissor, instalados em um par de óculos e um pequeno computador wireless. O computador processa as cenas captadas pela câmera e as converte em informações visuais na forma de um sinal eletrônico que é enviado ao implante. O dispositivo estimula as células sadias que restam na retina, fazendo com que elas retransmitam os dados para o nervo óptico. Em seguida, a informação visual move-se para o cérebro, onde é traduzida em padrões de luz que podem se transformar na forma do contorno de um objeto. Os pacientes precisam aprender a interpretar os flashes de luz. Por exemplo, eles podem decodificar três pontos brilhantes como os três pontos de um triângulo.



O implante é indicado apenas para pessoas com um tipo específico de problema de retina, hereditário, quando as pessoas ainda têm algumas células funcionais. Elas devem ter sido capazes de enxergar no passado e seus nervos ópticos devem estar a funcionando. Cerca de uma em 3.000 pessoas são cegas devido a um deste grupo de doenças hereditárias, chamada retinite pigmentosa, e podem se tornar potenciais beneficiárias pela retina artificial.

O dispositivo custa um preço muito alto - cerca de US$ 100.000.”

Meu sonho é ver todas as pessoas que precisam deste tipo de tecnologia, podendo utilizá-las e se tornando mais independentes.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/875617-retina-artificial-pode-ajudar-alguns-cegos-a-enxergar.shtml

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário